
De repente nos damos conta de que tudo está tão bem em nossa vida, que esquecemos de perceber que algo maior, ou uma força superior, tem uma relação íntima com tudo isso. Mas, geralmente, quando sentimos que alguma coisa ruim está se aproximando de nós, imediatamente recorremos a ela, a oração, como se ela funcionasse como um escudo que nos protege das coisas que nos desagrada. No entanto, é mais ou menos isso que acontece quando oramos.
Eu percebo a oração, como um controle remoto com o qual eu movimento as mãos de Deus para guiar a minha vida.
E você... o que pensa sobre a oração? O que a oração significa para sua vida?
A oração é indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a nossa união com Deus. Desde o início de cada dia até o momento de oferecer ao nosso corpo, o merecido descanso, temos momentos especiais que devem ser marcados com a oração, para que Deus esteja sempre presente em nossa vida.
Jesus é o nosso primeiro modelo de oração. Por inúmeras vezes, durante a sua vida pública, Ele recomendou a oração, deixando-nos o seu próprio exemplo, quando passava a noite orando.
O apóstolo Paulo, em suas cartas, fala constantemente da necessidade da oração, demonstrando ele próprio que estava sempre em contato com Deus, através dessa ponte, a ponto de dizer: "Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim." (Gl. 2, 20).
Santo Afonso de Ligório, Doutor da Igreja, é considerado o mestre da oração. Tanto nos seus escritos quanto em seus trabalhos apostólicos, ele sempre apresentou a oração como o "grande meio de salvação". É dele a séria advertência: "Quem reza se salva, quem não reza se condena".
É bom lembrar que o essencial da oração é a nossa comunicação com Deus e com os santos, através de um diálogo de fé, de esperança, de amor, de súplica e de ação de graças. As inúmeras fórmulas que costumamos recitar são válidas, ajudam e constituem um preciosíssimo patrimônio da devoção popular. Todavia, é bom também nos dirigirmos a Deus com nossas próprias palavras.
Em suma, de qualquer maneira, usando fórmulas ou nossas próprias palavras, levemos a sério a oração e o nosso cotidiano com Deus, conversando com Ele de vez em quando, isso também é oração. Deus está sempre à disposição para nos escutar, nós é que não queremos rezar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário